Aumento do consumo, vibrações e ruído

Questão: Tenho um grupo eletrobomba horizontal normalizado, do modelo KSB ETANORM, que funciona há 10 anos na mesma instalação, sem quaisquer problemas. No entanto, recentemente começaram a aumentar os consumos, a vibrar e a fazer algum ruído (não muito forte). O que poderá estar a causar estes problemas e que consequências podem vir a acontecer ?

Resposta: A provável causa do problema é a existência de folgas no interior da bomba, superiores aos limites admissíveis. As consequências, se nada for feito para o evitar, podem ir desde a avaria de algumas peças (rolamentos, empanques, acoplamento) até à destruição total da bomba.

É normal, ao fim de vários anos, mesmo com a manutenção corretamente realizada, devido ao desgaste dos anéis de desgaste do corpo e do impulsor, que a folga entre ambos (ver figura) vá aumentando, até ao ponto de aumentar drasticamente o consumo e criar desequilíbrios no interior da bomba, que provocam vibrações e ruído. Este problema vai-se agravando à medida que o tempo passa (o consumo, as vibrações e o ruído vão aumentando), danificando as peças acima indicadas.

A solução, se o problema for “atacado” no seu início, passa normalmente por substituir apenas o anel de desgaste do corpo. Nalguns casos pode ser também necessário substituir o do impulsor.

A KSB recomenda um controle regular das folgas das bombas, de modo a evitar este tipo de avaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>