ksb-multitec

Bomba KSB Multitec multiestagios gripa disco de equilíbrio

Questão: Tenho uma bomba horizontal multicelular (modelo Multitec, ver foto) a alimentar uma caldeira de vapor, e regularmente tenho de trocar de disco e contra-disco de equilíbrio, pois existe gripagem entre essas 2 peças. Como posso resolver definitivamente este problema?

Resposta: O problema deve ser causado por um número de arranques/paragens elevado e/ou por um tempo de funcionamento a caudal mínimo superior ao recomendado.

Na primeira hipótese, quando a bomba arranca, o diferencial de pressões entre aspiração e compressão é baixo, o que leva a que o disco de equilíbrio toque no contra-disco. O mesmo acontece quando a bomba pára. Se esta situação se repetir com muita frequência, a consequência é a gripagem.

Na segunda situação, a temperatura no interior da bomba aumenta e o mesmo acontece ao diferencial de pressões entre aspiração e compressão. Como consequência, a folga entre disco e contra-disco de equilíbrio aumenta. Para compensar, o sistema de equilíbrio tem de criar uma força de sentido contrário, mas devido ao diferencial de pressões elevado, neste movimento de compensação existe contacto entre disco e contra-disco de equilíbrio, que se for frequente leva à mesma gripagem.

A solução passa por analisar o nº de arranques/paragens e o caudal e, caso se confirme uma ou as duas situações, corrigir a instalação e/ou a bomba (retirar andares ou mesmo substituir a bomba) de modo a diminuir o nº de arranques/paragens e/ou o tempo de funcionamento a caudal mínimo.

Neste tipo de problemas, mais complexos, recomendamos fortemente a participação do fabricante na análise dos resultados e na proposta de ações corretivas. Caso queira a ajuda da KSB, teremos o máximo prazer em ajudá-lo !

Fonte: KSB| www.ksb.com.br

Postado por: Excell Bombas | www.excellbombas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>