excell-1

Dia da Água levanta debate sobre empregos e saneamento básico

Via Deputado Estadual Mineiro

Em tempos de mudanças climáticas intensas, seca e crise nos recursos hídricos, a preocupação com a água deve ser ainda maior e de toda a sociedade. 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data para refletir sobre a escassez deste bem tão precioso.

Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos”. Não investir na qualidade, na proteção e na preservação das águas, seja dos mananciais, dos rios ou dos mares, pode comprometer muitos empregos e a renda da população. Já a Igreja Católica lançou como tema da Campanha da Fraternidade 2016 o debate sobre o saneamento básico no Brasil.

Para 2017 e 2018, a ONU Água também já definiu os temas: Água Residual e Soluções Naturais para a Água, respectivamente.

Celebrada mundialmente desde 22 de março de 1993, a data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92).

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 traz como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e debate a questão do saneamento básico no Brasil. O objetivo principal da Igreja é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenhar-se por políticas públicas e atitudes responsáveis.

A campanha visa contribuir para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia, afetando o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos sobretudo pela ausência dos serviços de saneamento básico.

A Igreja questiona: como estão estruturadas as nossas cidades? Quem realmente tem acesso ao saneamento básico? No ano de 2014, o sudeste do Brasil viveu uma das maiores crises hídricas já registradas na história recente do país. Quem foi responsabilizado por isso? Por que os serviços de saneamento básico, considerados como direito humano básico pela Organização das Nações Unidas, estão em disputa?

Fonte: Deputado Estadual Mineiro | www.mineiropt.com.br
Postado por: Excell Bombas | www.excellbombas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>