bomba-ksb-rdl

Impulsor montado ao contrário

Tenho na minha estação elevatória de água para consumo doméstico três grupos eletrobomba horizontais de voluta bi-partida, modelo OMEGA (ver fig.). Há algum tempo atrás, procedi a uma revisão completa em um dos grupos, não tendo observado grandes desgastes nas peças rotativas. Após remontagem do grupo e colocação em funcionamento, detectei ruídos estranhos, vibrações e o caudal debitado era consideravelmente inferior ao esperado. Que poderá ter acontecido?

Resposta: Parece-nos um caso típico de algum problema no impulsor. No entanto, não é necessariamente um problema de desgaste anormal no mesmo (o impulsor foi analisado e estava em bom estado). Deve antes ser uma situação de montagem incorreta do impulsor.

No caso das bombas de voluta bi-partida modelo OMEGA, é possível montar o impulsor de duas maneiras. No entanto, ele só funciona corretamente num dos sentidos (aquele em que a orientação das pás é a adequada para o binómio aspiração/compressão). Para não incorrermos no risco de montagem incorreta, devemos realizar duas coisas na desmontagem: (1) marcar o impulsor, para montarmos da mesma forma e (2) olhar para a orientação das pás do impulsor e vermos qual é o sentido de rotação.

Fonte: KSB| www.ksb.com.br

Postado por: Excell Bombas | www.excellbombas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>