setor-siderurgico

Ótimas notícias para o setor siderúrgico

Via Siderurgia Brasil

Em reunião ocorrida ontem dia 28 de setembro, ocasião em que a sessão foi comandada pelo Presidente da Republica, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) definiu pela abertura de um questionamento aos EUA a respeito das sobretaxas sobre os produtos siderúrgicos brasileiros.

Há cerca de um mês, a divergência sobre as medidas tributárias tem prejudicado as exportações de aços laminados a frio e a quente, que são utilizadas na produção automobilísticas. Reivindicado principalmente pelas empresas Usiminas e Companhia Siderúrgica Nacional, o pedido de abertura do processo deve ser feito pelo governo brasileiro antes de dezembro deste ano. O governo alega que as medidas tomadas no país não configuraram vantagens indevida as empresas siderúrgicas. No entanto se tal questionamento não for aceito pelos EUA, o questão poderá ser levada a OMC, párea a abertura de um painel especial de discussão.

Outra boa noticia para as usinas produtoras de aço é que na mesma sessão ficou definido pelo governo que confirmou que a alíquota do Reintegra, voltado a reembolsar créditos tributários dos exportadores. Ela já esteve em 3%, depois caiu para 1% e atualmente está em 0,1%. Ficou definido que esta alíquota vai aumentar para 2% em janeiro de 2017, depois passa para 3% em janeiro de 2018. Durante a reunião, também foram discutidas ações para eliminar barreiras internas que permitem o livre comércio entre países do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Fonte: Siderurgia Brasil | www.siderurgiabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>