Bombas Flygt estabilizam naufrágio na África do Sul

Há poucos meses, quando o cargueiro MV Smart deixava Richard’s Bay, na África do Sul, enormes ondas de 10 metros levantaram o navio e fizeram seu casco estilhaçar-se contra o porto. O navio dobrou-se e partiu-se ao meio, ficando encalhado em um banco de areia. Bombas Flygt da série 2600 da Xylem foram usadas para manter a embarcação estável, de forma que o óleo combustível e a carga pudessem ser removidos com segurança.

Em 19 de agosto de 2013, o cargueiro MV Smart de 230 metros de comprimento levantou âncora em Richard’s Bay, onde se encontra a maior empresa exportadora de carvão do mundo. Em pouco tempo, o mar atribulado sobrepujou o navio, que sofreu sérios danos no casco e no mecanismo de direção após colidir contra o porto.

Embora três rebocadores tenham tentado ajudar a embarcação, a operação não teve sucesso. Os vinte e três tripulantes do MV Smart, incluindo o capitão, foram transportados por via aérea em segurança, deixando o navio parcialmente submerso com suas 1.830 toneladas de óleo combustível e uma carga de 148.000 toneladas de carvão.

A operação de salvamento

Uma equipe de salvamento liderada pela Subtech, uma empresa de serviços marítimos da África do Sul, foi chamada para avaliar os danos e planejar a remoção segura dos possíveis poluentes. A equipe concentrou-se primeiro na remoção do óleo combustível, pois apresentava o maior risco ambiental. Para estabilizar o navio durante o processo de salvamento, foram usadas bombas Flygt da série 2600 da Xylem para bombear a água do mar para dentro e para fora da embarcação.

“As bombas Flygt da série 2600 foram usadas em várias partes do navio, como para manter as salas de máquinas secas e para auxiliar o lastreamento”, explica Shaun Hattingh da SAMCO Pumps, a distribuidora sul-africana da Xylem para a província de KwaZulu-Natal. “A equipe de salvamento bombeou a água do mar para dentro e para fora do navio para mantê-lo estável, enquanto os técnicos estavam ocupados descarregando o carvão e drenando o óleo combustível”.

As bombas Flygt 2600 têm capacidade para fluxos de até 100 litros por segundo, alturas de queda de até 90 metros e sólidos de até 80 mm de diâmetro. As bombas de drenagem são fabricadas para uso profissional em aplicações pesadas de drenagem na mineração, construção, construção de túneis e no setor industrial.

“Dado que as bombas Flygt são ergonomicamente portáteis e podem ser levadas a partes isoladas do navio, elas funcionaram de forma eficiente e impetuosa para realizar o trabalho”, afirma Hattingh.

Com base no sucesso das bombas, outras bombas Flygt (2670 MT, 18 kW) foram pedidas e incorporadas nos planos das próximas etapas do salvamento. A Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (SAMSA) afirmou que a operação foi extremamente bem sucedida. Nigel Campbell, da SAMSA, afirmou que a equipe conseguiu realizar a operação sem derramar uma gota sequer de óleo no mar.

Fonte: http://impeller.xyleminc.com/

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