KSB repara bombas Sulzer com 70 anos !

A Ass. Técnica da KSB ganhou, no final do ano passado, a recuperação dos grupos electrobomba instalados na Fonte Monumental (Fonte Luminosa), junto ao Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Esta fonte foi construída nos anos 40, tendo sido inaugurada em 28 de Maio de 1948. O objectivo da Câmara Municipal de Lisboa, com a realização desta obra, foi voltar a colocar a fonte em funcionamento (ela esteve parada durante muitos anos), mantendo os equipamentos originais, de modo a poder apresentar aos cidadãos e visitantes um “museu vivo”.

As bombas originais, com cerca de 70 anos (!!!), são do tipo horizontal, com impulsor semi-axial, da marca Sulzer, e debitam um caudal de 1.350 m3/h, a uma altura manométrica de 12 metros de coluna de água.

O maior desafio neste trabalho foi o facto de – naturalmente – já não se fabricarem peças para estas bombas. Esta dificuldade só foi ultrapassada com a ajuda do departamento de “reverse engineering” da KSB, que conseguiu construir peças novas, a partir da reconstrução gráfica das peças antigas, que se apresentavam bastante degradadas. Especialmente difícil foi a reconstrução dos impulsores, não só pelo seu adiantado estado de degradação, mas também pela habitual complexa forma desta peça (a mais complexa de uma bomba)

Este trabalho consistiu, numa primeira fase, na desmontagem completa do equipamento, análise pormenorizada de todos os componentes, e recuperação ou reconstrução dos mesmos (veios, chumaceiras de apoio, rolamentos axiais, camisas do veio, impulsores, etc.).

Após a recuperação (quer através de enchimentos, quer de tratamento com produtos que melhoram o seu acabamento) ou reconstrução dos componentes, foi efectuada a remontagem e a instalação das mesmas. Esta última operação exigiu bastante tempo devido à dificuldade em movimentar as máquinas na instalação, por causa dos reduzidos espaços de manobra, tendo sido quase toda realizada à força de braços.

Após a montagem foi realizado o arranque, com medição de temperaturas e vibrações, tendo os grupos electrobomba ficado num excelente estado de funcionamento, pois, por exemplo, os níveis de vibração rondavam 2,5 mm/seg, e tendo a fonte ficado a funcionar !

Este trabalho é mais um excelente exemplo da capacidade da Ass. Técnica da KSB, a qual está ao nível dos melhores do mundo, como o prova o facto de ser regularmente solicitada para intervir nas bombas mais complexas (alimentação de caldeiras de centrais termoeléctricas) em diferentes países (Itália, Tunísia, Espanha, Canadá)

Fonte: www.ksb.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>