petrobras

Diretoria de governança da Petrobras apresenta nova estrutura

Setor terá três gerências executivas e 362 funcionários. A criação da diretoria foi aprovada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva da companhia

A diretoria de Governança, Risco e Conformidade (GRC) da Petrobras apresentou, nessa terça-feira (24), sua nova estrutura.

A criação da diretoria foi aprovada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria Executiva da Petrobras e tem por objetivo assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos – dentre eles o de fraudes, corrupção e desvios de ética -

O núcleo deverá contar com 362 integrantes, sendo 81 para GOG, 72 para Riscos e 209 para Conformidade. O setor contará com três gerências executivas, conforme divisão a seguir:

  • Governança, Organização e Gestão (GOG): a responsabilidade da gerência é elaborar e monitorar a execução do modelo de Governança Corporativa, Governança Societária e de organização e gestão, controlar a execução e o cumprimento das diretrizes e regras relativas ao processo decisório da companhia, bem como planejar, orientar, avaliar e executar as atividades corporativas da área de Governança, Risco e Conformidade.
  • Riscos Empresariais: sua missão é fortalecer a visão integrada dos riscos empresariais, por meio da identificação, avaliação, monitoramento e gestão de riscos relevantes, em articulação com as diversas áreas e empresas do Sistema Petrobras, reportando à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração o efeito dos principais riscos nos resultados integrados da Petrobras.
  • Conformidade: sua atribuição é planejar, orientar, coordenar e avaliar atividades de controle e conformidade, incluindo a investigação e redução de riscos de fraude e de corrupção, reportando à Alta Administração as ações e os resultados de conformidade, em todo o Sistema Petrobras.
    Por estarem diretamente relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido pela GRC, as gerências de Controladoria, da Auditoria, de Gestão Corporativa de Riscos Empresariais, da Estratégia, de Organização, Gestão e Governança (OG&G), e de Avaliação de Gestão de Conformidade, da Internacional Corporativa, foram incorporadas a essa nova estrutura organizacional.

A integração dessas unidades dará à Petrobras condições de desenvolver e implantar políticas e procedimentos, gerir riscos empresariais e reduzir os de conformidade, incluindo os de fraude e corrupção.

Todas essas atribuições definem a principal característica da missão da nova diretoria: a capacidade de identificar e analisar o que está de acordo ou em conformidade com os requisitos e as regras de cada negócio.

Quando assumiu o posto, em janeiro deste ano, o diretor João Elek ressaltou o objetivo da nova diretoria: “A DGRC tem uma enorme responsabilidade. Nosso objetivo é levar a empresa a se tornar referência em governança, riscos e conformidade, assim como ela sempre foi referência técnica, reconhecida mundialmente, na indústria de óleo e gás”.

Fonte: Portal Brasil | www.brasil.gov.br
Postado por: Excell Bombas Hidráulicas | www.excellbombas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>